A maioria dos usuários não tem problemas ao começar a usar o instagram e isso é percebido devido ao seu crescimento: já são mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo inteiro. Porém quando querem utilizar a rede para melhorar seu negócio, vender ou criar conteúdo que engaje e mantenha sua audiência em crescimento, muitos se deparam com dúvidas sobre os recursos existentes e como utilizá-los. Para reduzir a complexidade e facilitar o uso do “IG” segue algumas das melhores estratégias para cada dos 4 recursos e como você pode acrescentar variedade, qualidade e conteúdo às suas postagens no IG.

1) No Feed

Pense no feed como sua página inicial. É a sua oportunidade de transmitir com imagens o que é a sua marca. Como sua base inicial na rede, seu feed tem uma função dupla. Ele fornece às novas pessoas uma visão geral de seu conteúdo, produto ou serviços. E é também a fonte de curadoria contínua de conteúdo para seguidores e fãs visitarem e revisitarem – esperamos, muitas vezes. Concentre-se nas pessoas que te acharam no IG e chegaram ao seu perfil.

Os três principais tipos de postagens são hashtags, imagens e envolvimento do público. Suas imagens são um grande peso na balança que definirá se as pessoas permanecerão em seu IG. Foque na estética da imagem, tornando-a atraente. E aqui está o segredo: as palavras, ou melhor, o conteúdo tem um papel fundamental no feed. Os seguidores do instagram prestam atenção nas imagens, mas ficam pelo seu conteúdo, pelas suas legendas.

Use legendas para ensinar a seus seguidores o que eles querem aprender. Forneça etapas viáveis para ajudá-los a alcançar seus objetivos. Oriente-os a agir nas questões de seu interesse. Mantenha-os informados sobre sua marca. Divirta-os. Tenha empatia com eles. O Instagram permite até 60 segundos de vídeo em seu feed inicialmente. Escolha esses momentos com sabedoria! Considere cortar o vídeo para que ele inicie com uma foto da marca ou edite para mostrar as imagens mais importantes ou atraentes no início.

Dicas extras:

* Mantenha seu feed de marca ou negócio com uma estética consistente.

* Aproveite as legendas para comunicar com profundidade.

* Forneça uma variedade de conteúdo para envolver seu público.

2) No Stories

A maioria das pessoas não consegue resistir aos círculos vermelhos no topo de seu instagram. Eles despertam curiosidade. Uma boa estratégia para criar stories é se inspirar em amigos, grandes marcas, colegas de trabalho, criadores de conteúdo. Os stories obrigam os usuários a abrir quase que inevitavelmente porque eles sabem que irão desaparecer após 24 horas. A natureza fugaz e efêmera convida a uma abordagem mais leve. Se o feed é a sua marca ou “negocio”  e você veste terno para impressionar, seu stories seria a sua casa – e você veste roupas confortáveis. Entendeu? Com os stories você pode relaxar a estética da marca. Quando mais intimista, mais chances de cativar seu público.

Aqui estão algumas sugestões e dicas extras:

* Use histórias para cultivar relacionamentos com clientes. Seja divertido e caprichoso. Use adesivos para ajudar a impulsionar o engajamento.

* Não enlouqueça e poste muitas imagens. As pessoas saem do seu story depois de cinco a sete imagens.

* Aprenda a usar a opção de vídeo curto (máximo de 15 segundos).

* Compartilhe outras contas nos seus stories para construir reciprocidade.

Toque no pequeno avião de papel sob uma postagem que você gosta de uma conta que você segue. Em seguida, toque em “Adicionar postagem ao seu story”. O titular da conta será notificado de que você compartilhou a postagem dele em seus stories. Conecte-se com seu público usando vídeos ao vivo em tempo real. As pessoas estão famintas por conexão e por histórias – com sua sensação autêntica e sem muita edição – a afinidade é o combustível para sua audiência. Os stories do IG também fornecem uma excelente ferramenta estrutural para salvar e exibir conteúdo perene.

Crie stories de posts antigos em seu feed. Basta clicar no avião de papel sob qualquer postagem para criar um novo story. Você também pode criar destaques a partir dos stories para manter o conteúdo relevante em destaque em seu perfil. Enquanto um story desaparece em 24 horas, um destaque permanece disponível até que você o remova.

Os stories podem humanizar sua marca. Eles desaparecem em 24 horas, tornando-os mais atraentes para os usuários clicarem imediatamente. Eles também podem facilitar oportunidades valiosas de conexão e autenticidade. E use o recurso de destaque do story para manter o conteúdo disponível até removê-lo.

3) No IGTV

Formato de vídeo longo e lançado em 2018, o IGTV permite aos usuários criar videoclipes de até 10min. Contas verificadas e contas com pelo menos 10.000 seguidores podem adicionar vídeos de até 60min. Como acontece com a maioria dos vídeos longos, os custos de produção podem ser altos.

É por isso que é inteligente avaliar todas as opções de formato de vídeo longo antes de mergulhar no IGTV. O dinossauro nesta sala é o YouTube, que tem 2 bilhões de usuários mensais. Se você já cria conteúdo para o YouTube, o IGTV pode ser um ótimo próximo passo, onde você pode oferecer a seu público vídeos de tours nos bastidores, instruções e tutoriais, perguntas e respostas, etc.

E mais boas dicas extras:

Mantenha seus objetivos de conteúdo em mente. Se a interação do público é um deles, o IGTV produz melhor engajamento do que o YouTube em alguns casos. Certifique-se de usar o recurso de visualização do IG para criar um vídeo teaser (até um minuto). Publique o teaser em seu feed (com uma foto de capa da marca) e compartilhe em suas histórias. Para atingir um público maior, crie uma estratégia bem pensada por meio de hashtag. Em nosso “brother” site www.kisuccess.com (em blog) você encontra um artigo sobre o tema muito legal.

Analise cuidadosamente seu público, tipo de conteúdo e metas antes de investir pesadamente no IGTV. O YouTube geralmente é a melhor opção numa primeira etapa. Mas o conteúdo de vídeo de formato longo da IGTV pode agregar mais valor ao seu público e aumentar o envolvimento. Aproveite ao máximo seus vídeos criando uma visualização (ou seja, um teaser) que pode ser postado em seu feed e compartilhado em seus stories.

 

4) No Reels

Apresentado nos EUA em agosto de 2020, o instagram reels oferece experiências no estilo TikTok. São vídeos curtos que dão uma oportunidade de se conectar, mostrar produtos, se envolver com a geração Y e a Geração Z, e muito mais. Especialistas afirmam que são os reels que vem mantendo a Geração Z no IG. Use esse canal de forma inteligente para ser descoberto e mostrar a personalidade e a autenticidade da marca. Os reels são exibidos na parte de descoberta (lupa) do insta, o que os torna uma potência para aumentar as visualizações e o envolvimento. Aposte em humor, conteúdo rápido e inteligente, música atraente e lembre de utilizar hashtags para seu conteúdo ser encontrado.

Dicas extras a considerar:

* Use este recurso apenas quando tiver dominado o resto dos recursos do insta.

* Você deve ter um forte conteúdo de vídeo para se beneficiar dos reels.

* Certifique-se de que seu público corresponde ao público do instagram reels – geralmente Millennials e Geração Z.

Siga a Estrutura de Valor

Com o instagram (e qualquer rede social), devemos transcender a monotonia de conteúdo. Todos nós já vimos (ou criamos) feeds no insta que seguem esta fórmula: imagem do blog + link na biografia. Não é de admirar que nossos seguidores fiquem entediados. A alternativa está em conteúdo personalizado e de alto valor de produção para o instagram (e todas as outras redes sociais). Seja criativo.

Confira cinco tipos de conteúdo que se encaixam na estrutura de valor:

* Valioso: conteúdo útil ou educacional.

* Aspirante: conteúdo idealizado e tangível que lança uma visão para o futuro.

* Ciclo de vida: conteúdo de construção de consciência que nutre relacionamentos ou incentiva a ação.

* Único: conteúdo próprio e de marca com foco no negócio.

* Evergreen: conteúdo relevante e útil que não se perde com o tempo.

Combine cada tipo com seus temas de conteúdo. Por exemplo, uma loja que vende temperos e produtos para  cozinhar pode ter três temas relacionados aos seus produtos – salgados, doces, e diferentes. Um exemplo de conteúdo de qualidade e que fornece valor pode ser criado assim:

* Valioso – qual a quantidade de pimenta em pó usada numa receita X.

* Aspirante – citação de um renomado chef sobre como um guisado deve ser perfeitamente temperado.

* Ciclo de vida – abra uma caixinha de perguntas e respostas sobre temperos sazonais.

* Única – foto de um membro da equipe com sua receita com as especiarias favoritas.

* Evergreen – porque o tempero X é importante para a saúde do coração.

Usando a estrutura de valor para seus três temas, a loja criaria 15 postagens. Cada um deles pode ser conectado aos quatro recursos do IG para uma melhor experiência de engajamento do público.

Seja Criativo e Fique Atento

Como acontece com todo bom marketing, o conteúdo que se adapta melhor a cada recurso ou canal terá o melhor desempenho. No caso do Instagram, mantenha a natureza visual em mente e siga estes três princípios para melhores resultados: agregue valor com uma variedade de conteúdo. Mantenha seu feed de marca com boa estética visual. E fomente o relacionamento e um envolvimento mais profundo nos stories.

 

* Esse artigo foi desenvolvido pelo nosso time Kisuccess Marketing de jornalistas, estrategistas e tecnólogos que, unidos, buscam envolver e inspirar pessoas, empreendedores e donos de pequenos negócios – www.kisuccess.com

Pin It on Pinterest

Share This