A cada dia que passa novas redes sociais surgem. Elas são plataformas que conectam indivíduos a partir de interesses ou valores em comum. Essas redes de comunicação têm como objetivo a criação de relacionamentos e compartilhamento de conteúdo entre os usuários. Um ambiente propício para informação, lazer e diversão para milhões de pessoas, mas também de oportunidades e desenvolvimento das empresas.

Por conta da mudança de comportamento do consumidor, várias instituições começaram a investir massivamente em redes com foco na produção de conteúdo. A nova geração de clientes está diariamente no ambiente virtual. Então as marcas precisam estar presentes nesse espaço de interação para haver entrosamento com o público-alvo. E com isso, algumas plataformas ganharam mais destaque do que outras.

Em 2020, mesmo com algumas polêmicas envolvendo segurança de dados, o TikTok foi um caso de sucesso. Com mais de 1,5 bilhões de usuários até a data desse artigo, o aplicativo chinês virou febre no mercado publicitário. Algumas empresas com interesse em atrair os nativos digitais começaram a migrar para a plataforma. Produtores de conteúdo podem fazer vídeos de 15 a 60 segundos, e algumas empresas têm aproveitado esse espaço.

De acordo com a Adweek, uma publicação semanal sobre publicidade, 63% dos usuários americanos que usam a plataforma têm entre 10 e 29 anos. Mais de 1 bilhão de vídeos são assistidos diariamente e, particularmente no período do isolamento social, houve um crescimento acentuado. O interessante do Tiktok é que é uma ferramenta de produção de conteúdo que permite a exploração da criatividade – o que talvez explique o fato dessa plataforma atrair bastante o público jovem.

Já o Clubhouse, a  outra sensação do momento, é um aplicativo que possui diversos clubes ou salas de bate-papo em formato de áudio, e também tem atraído muito os mais jovens. Desde seu lançamento, em 2020, o aplicativo levantou inúmeros debates. Ao redor do mundo, ate o final de fevereiro de 2021, havia 3,4 milhões de downloads. Talvez muito pouco se comparado com o TikTok, mas parte isso se deve ao fato de a plataforma só estar disponível para aparelhos com sistema operacional iOS e apenas é possível entrar por meio de convite vindo de uma pessoa que já seja membro da plataforma.

Seria uma nova forma de rádio ou mesmo podcast? Ainda é muito cedo para afirmar, mas esse novo queridinho promete ser uma boa ferramenta para produtores de rádio e podcast, locutores, jornalistas, e principalmente para consumidores de bom conteúdo e que gostam do formato áudio. Na segunda semana de março (2021) a plataforma cresceu 525% se comparado com  a semana anterior.  Entre algumas das celebridades nos Estados Unidos que são usuários estão personalidades de sucesso como o empresário Elon Musk (Tesla e SpaceX), a apresentadora Oprah Winfrey, o rapper Drake e o ator Ashton Kutcher. No Brasil, a humorista Tatá Werneck, o apresentador Luciano Huck e o diretor de televisão Boninho também já marcaram presença no aplicativo.

Recentemente, a ByteDance, a controladora do TikTok, divulgou que está desenvolvendo um aplicativo semelhante ao Clubhouse com foco no mercado chinês. Visto que nem todos as plataformas que circulam no mundo são acessíveis na China. Seria uma forma de driblar a censura que ocorre no país. O fato é que o sucesso de uma nova plataforma faz com que outras já consolidadas abram o olho e planejem algo para não ficar para trás.

Em fevereiro de 2021, o Facebook anunciou que está construindo um produto de áudio para bate-papo semelhante ao “jovem” Clubhouse. Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Face, disse que a empresa tem interesse por novas formas de comunicação e que pretende expandir para formato de áudio. O produto já está em seus estágios iniciais de desenvolvimento. E apenas três dias antes de produzirmos esse artigo, no dia 18 de março, houve o lançamento nos EUA do YouTube Shorts,  a versão de vídeo em formato curto da empresa e rival da TikTok. O recurso permite aos criadores gravar, editar e compartilhar conteúdo de vídeo de formato curto com 60 segundos ou menos.

Gostou do conteúdo? Saiba que nosso time da Kisuccess sempre está de olho nas tendências  e novidades no que se refere ao mundo do marketing,  publicidade e negócios. Continue acompanhando as publicações do nosso blog. Estamos disponíveis para maiores informações.  E não deixe de visitar nossa sessão de produtos e serviços.

Pin It on Pinterest

Share This